sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Government Change. The Lies Stays The Same


:: Ok, Hosni Mubarak é feio, chato e bobo. Neste ponto todos concordamos. Vemos as revoltas populares pela TV, as reportagens dramáticas, os políticos preocupados e os EUA - sempre eles - tentando mediar uma transição pacífica de 30 anos de ditadura para... para o que, mesmo?

No Xadrez às vezes temos que ceder nossa peça mais preciosa quando queremos ganhar o jogo. Uma lição que um mestre enxadrista tentou me ensinar mas falhou miseravelmente. Talvez por isso, nunca consegu vencê-lo. Com a experiência, você percebe que Política e Espionagem nada mais são do que partidas de Xadrez on crack.

A CIA diz que não tem nada a ver com isso, inclusive afirma que já havia cantado essa pedra há muito tempo e que Obama foi que engoliu barriga. Então, porque seus agentes secretos estão conversando com líderes do quebra-quebra desde o final de 2008, segundo o Wikileaks?

Uma revista brasileira, e quando digo "revista brasileira" quero dizer a VEJA, reporta que os confrontos foram arquitetados por Radicais Islâmicos. Se formos analisar pela reação do líder religioso Aiatolá Khamenei do Irã, que andou dizendo venenosamente que "Mubarak traiu seu próprio povo" ela poderia estar perto da verdade. Como alguns sabem, Israel e Egito não são exatamente amigos e já se estranharam no passado várias vezes e com uma vitória esculachante de Israel praticamente por WO. Mubarak, segundo detratores, estaria traindo o movimento e se aproximando um pouco demais dos judeus.


O que realmente se sabe é que as relações entre os serviços secretos americanos e governantes do Egito sempre foram de uma canalhice engraçada, uma coisa muito parecida com a proverbial mulher de malandro. Pela frente a CIA diz que protege e por trás... bom, só com KY pra aguentar todas as vezes que Abdel Nasser, Anwar Al-Sadat e Mubarak tomaram em seus respectivos traseiros. Mas sempre com amor, claro. Tough love, como dizem.

Então, se Mubarak cair, que governará o Egito? Se depender do lobby americano, a sucessão caberá a Omar Suleiman, o Vice-Presidente. Até aí, nenhum grande problema. Se Suleiman não fosse ex-chefe do EGID, onde ficou 8 ANOS na função, se tornando o mais poderoso Espião-Chefe do mundo, superando até os chefes do Mossad de Israel no Oriente-Médio. E, claro, está na folha de pagamento da CIA desde seu os sequestros de suspeitos de terrorismo para serem torturados no Egito sob sua batuta.

Mas, ops, esquecemos.
A CIA já jurou que não tem nada a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br