quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Depois da Casa Arrombada Se Bota Tranca



:: Outro dia a candidata do PT, Dilma Rousseff, chamou a atenção do adversário sobre a patrulha de fronteira usando "aviõe de controle remoto", vulgo Drones. Drones, como já mencionado em post anterior, são aparelhos extremamente caros, que a CIA acopla mísseis para bombardear à distância insurgentes do Taliban e Al-Qaeda.

:: Entretanto, se a tecnologia está disponível desde a Guerra do Iraque porque somente agora a Agência resolveu aumentar os ataques em 2010 no Afeganistão, Paquistão e também no Yemen?

--xx--

:: Agentes da CIA em campo são em sua maioria muito jovens. E como todo jovem, imortal até que se prove o contrário. E foi assim que em 30 de Dezembro de 2009, Humam Khalil Abu-Mulal al-Balawi, um médico jordaniano considerado importante contato das céulas terroristas inimigas revelou-se um agente duplo e se explodiu numa base da Agência levando SETE operativos altamente treinados americanos e um espião-chefe jordaniano, no que foi considerado o maior ataque contra um serviço de inteligência desde os anos 80.

:: Segundo investigação posterior, Al-Balawi foi considerado um risco aceitável pelos cowboys da Companhia. Um contato bom demais para ser desperdiçado. E como todo fanfarrão terrorista, ainda deixou um vídeo tirando onda de como ele enganou a inteligência jordaniana e preparou os ataques.

--xx--

:: A subsequente resposta da CIA não foi muito diferente das UPPs que dominam alguns morros cariocas depois que traficantes ousaram derrubar um helicóptero da polícia no Morro dos Macacos no Rio de Janeiro. Quando uma falha dessa se torna pública cabeças tem que rolar, explicações tem que ser dadas e ações enérigicas são tomadas para iludir os contribuintes.

:: Contudo, considerando que só o custo de produção de um Drone gira em torno de 4.5 milhões de dólares mais o capital para cada viagem mortal que ele executa, pode se dizer que, no que se refere ao mundo da espionagem internacional, tem que ser Faca na Caveira e MUITO na Carteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br