quinta-feira, 4 de novembro de 2010

:: Torture? Yes, We Can!



:: Imagine que você está tomando seu café no aeroporto e, subitamente, a próxima coisa que você se lembra é de que foi drogado, encapuzado e levado num avião de carga para algum país distante o qual você não faz idéia. Lá você é preso, interrogado e torturado até que solte uma informação qualquer sobre um assunto que você desconhece e confesse relação com pessoas que nunca ouviu falar. Fosse uma quadrilha isso seria chamado de Sequestro. Quando a prática é governamental, recebe a alcunha de "Sentença Extraordinária".

Black Site é o nome de locais onde governos cuja constituição não permite interrogatórios avançados (a.k.a. "Tortura") levam seus combatentes inimigos capturados ou suspeitos de atividades terroristas para angariar informações sobre atividades de suas supostas células. Tanto a CIA como o MI6 são acusados regularmente do uso de tais brechas legislativas para conseguir proteger seus cidadãos sem ferir as leis do país.

--xx--

E foi assim que Khalid El-Masri teve a infelicidade de ser quase homônimo de Khalid al-Masri. O primeiro um simples cidadão alemão cuidando da sua vida e o segundo um alto membro da Al-Qaeda. Khalid foi abdizido na Macedônia e transferido para uma prisão no Afeganistão pela CIA onde foi surrado e eventualmente sodomizado durante meses até que um diretor da CIA avisou à Condoleeza Rice, então Conselheira em Segurança Nacional do Governo Bush, de que Khalid era inocente e ordenasse sua soltura no meio de uma estrada deserta na Albânia.

Khalid não teve direito à retratação, desculpas, um "foi malzaê" e nem mesmo gratificado com as impressionantes milhas aéreas. Óbvio, abriu a boca pra todo mundo que quisesse ouvir - o que inclui os principais jornais americanos.

--xx--

Extenso debate sobre "Setença Extraordinária", também conhecida como "Torture By Proxy", causou embaraços para os Republicanos e Obama jura de pés juntos que no seu governo isso não seria permitido. Considerando que os EUA possuem black sites no Afeganistão, Bósnia, Cuba, Iraque, Kosovo, Lituânia, Paquistão, Polônia, Romênia e Tailândia e que legisladores americanos avisaram que não é contra a lei tortura em outros solos ele provavelmente quer dizer: "No, We Shouldn't but YES, WE CAN."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br