quarta-feira, 15 de setembro de 2010

:: No Islã, Opinião Não é Igual a Bunda



:: No final dos anos 80, quando o escritor Salman Rushdie começou a divulgar "Os Versos Satânicos", livro que na visão dos extremistas insultava o Islamismo, o mais pop dos Aiatolás iranianos, Ruhollah Khomeini, cujo rosto aparece em praticamente qualquer sátira árabe da época, soltou uma Fatwa decretando que seria dever de todo fiel MATAR o escritor. Após anos com escolta 24h por dia e mudando semanalmente de endereço, Rushdie pediu desculpas, voltou às vida normal e continuou escrevendo livros ruins e aparecendo de vez em quando na FLIP, ali em Paraty.

--xx--

Entretanto, apesar do que a mídia ocidental tenta pregar, uma Fatwa não é uma sentença de morte. É apenas uma diretriz ou um comunicado informal postado de tempos em tempos pelos religiosos mais ortodoxos que visa, na maioria das vezes, ditar regras para os seguidores desta ou daquela corrente do Islã. Em termos práticos, é uma opinião.

Às vezes, é uma preocupação em como o desenho Pokemon influencia negativamente no ensino da religião. Noutras, é uma proibição (sem autoridade jurídica) ao consumo de cigarros. Existem as fatwas que tratam de programas de televisão considerados não-islâmicos.

--xx--

Mas, sim, há a fatwa que tem como objetivo incitar o assassinato de pessoas - como uma famosa cartunista Molly Norris dos EUA que resolveu brincar de inventar "Dia de Desenhar Maomé" e ganhou uma recompensa pela sua cabeça de até 1 milhão de dólares, segundo rumores. Molly, assim como Rushdie foi um dia, agora é hóspede do FBI em algum outro lugar, com outro nome e outra vida até que os extremistas paquistaneses esqueçam dela.

É sempre bom lembrar que apesar de estar milionário e namorando modelos internacionais, Salman Rushdie é anualmente lembrado pelo governo do Irã por correspondência de que o voto de um dia executá-lo é para sempre. Ele considera estes cartões postais de Teerã apenas humor negro. Certamente, é de morrer de rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br