segunda-feira, 9 de agosto de 2010

:: Efeito Borboleta

Muito antes de seu nome estar associado ao desastre ambiental no Golfo do México a British Petroleum já se envolveu em outras catástrofes quando ainda se chamava Anglo-Iranian Oil Company. Mas o vazamento em questão não era de óleo cru e sim de dinheiro e/ou informações para a CIA e MI6.

--xx--

Nos anos 50, magoada com a nacionalização do petróleo no país que um dia se chamaria Irã, a BP rejeita a proposta do país para dividir os lucros do petróleo em 50/50 e se vinga cooperando com os americanos num golpe de estado para derrubar o então primeiro ministro persa, Mohammed Mossadeq, na operação que receberia o codinome de Operação Ajax.

O objetivo era restaurar no poder o Xá Reza Pahlavi (afugentado anos antes pelos mesmos britânicos) e voltar a bombear o dinheiro do óleo de volta para os cofres de Sua Majestade.

--xx--

Para os iranianos, pareceu muito estranho que EUA e UK defendessem a democracia derrubando seu líder legalmente eleito e colocando um ditador no lugar. Uma polícia secreta chamada SAVAK treinada pela CIA e - oh! - por Israel visando manter o Xá no poder também não ajudou a fazer amigos entre a população acostumada com certa liberdade - até para mulheres.

--xx--

Esses acontecimentos são apontados por historiadores como causa para Revolução Islâmica que possibilitou a ascenção do Regime dos Aiatolás no país que reina soberano até hoje, é ferrenha inimiga dos judeus, apóia o Hisb'Allah e que vez em quando manda apedrejar mulheres. Hell have no fury like a Oil Company Scorned.


Um comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br